viernes, 26 de febrero de 2010

receita do caruru e do vatapá ,cocina da Dadá

BAHIA

Herança dos africanos, o caruru é um prato feito à base de quiabos cozidos em caldo de peixe ou camarão. No candomblé é a comida oferecida aos Ibejis, representados na religião católica por São Cosme e Damião. Segundo a tradição, deve-se colocar sete quiabos inteiros no caruru servido na festa dos santos, comemorada no dia 27 de setembro. Aos 41 anos e 36 de cozinha, a quituteira Aldaci Dadá dos Santos, a Dadá, já é tão famosa quanto os freqüentadores dos dois restaurantes que comanda em Salvador. É essa baiana 'arretada' de sorriso largo quem dá a receita do caruru e do vatapá, servido como acompanhamento. Para ficar com um gostinho especial, Dadá ensina um segredo que aprendeu com sua mãe. Ao vatapá é misturado um caldo fervido com cabeças de peixe e bacalhau. 'Depois coloco bastante camarão, antes de levá-lo ao fogo', revela a cozinheira de mão cheia.

Dadá e o Caruru com Vatapá

COMO PREPARAR

CARURU

Ingredientes: 100 quiabos; 1 xícara de castanha de caju; 100grs
de amendoim torrado e moído sem casca; 2 xícaras de camarões defumados, descascados e moídos; 2 cebolas grandes; 2 xícaras de azeite de dendê; 3 limões, 2 colheres (sopa) de sal; 4 xícaras de
água quente; pimenta; gengibre; alho.

Modo de fazer: Lave e corte os quiabos em rodelinhas bem finas. Ponha na água com limão para cortar a baba. Coloque os camarões, a cebola, o alho, o sal, a castanha e o amendoim no azeite de dendê. Adicione alguns camarões secos inteiros e grandes. Cozinhe tudo até ficar pastoso. Quando os caroços dos quiabos estiverem bem rosados, retire do fogo.

VATAPÁ

Ingredientes: 1 garrafa de azeite de dendê; 2 cocos grandes; 1kg de camarão defumado; 1kg de camarão fresco; 1kg de garoupa; 250grs de amendoim torrado; 2kg de cebola; 2 dentes de alho; 12 pães
pequenos ou um pão de forma; 250grs de castanhas de caju torradas; pimenta; gengibre; coentro verde.

Modo de fazer: Tire o coco da casca grossa e raspe ligeiramente a fina. Lave, rale e depois de aquecido em banho-maria, esprema num guardanapo o leite puro. Junte ao bagaço 1 litro de água quente e esprema novamente, reservando para amolecer o miolo de pão (de preferência dormido). Depois de amolecido, passe o pão na máquina de moer. Moa, também, os amendoins torrados, os camarões secos, as castanhas, a pimenta e o gengibre. Junte essa massa ao molho, feito com a garoupa e o camarão temperados com cebola, alho e coentro. Leve tudo ao fogo para engrossar. Depois, adicione o leite de coco mais grosso e duas xícaras de azeite de dendê.

No hay comentarios: