lunes, 23 de marzo de 2009

portal do sabor


Marcelo Guerreiro e seu pão com tomate transparente
Maria Elisa Arruk

“A maioria dos jurados passava o olho pela minha bandeja sem ao menos provar a receita. Ferran Adriá não. Olhou, coçou o queixo e parecia que se perguntava: mas que diabo de chef é esse que apresenta apenas fatias de pão em um concurso gastronômico? Não resisti e indaguei: por que você não prova?! Ele pegou uma das fatias e, ao levá-la à boca, percebi que o prêmio era meu.”
Quem narra a cena é Marcelo Guerreiro, um jovem brasileiro de 31 anos que mora há 10 anos na Espanha e é chef do restaurante do museu CaixaFórum, em Barcelona. Recentemente, ele conquistou o prêmio Javier Dominguez, encabeçado por um dos maiores nomes da gastronomia mundial, o espanhol Ferran Adriá. A receita apresentada: pão com tomate transparente. Utilizando essência de tomate, que é incolor, Guerreiro revolucionou um tradicionalíssimo prato da Catalunha, concretizando aquilo que Adriá mais gosta na cozinha: ilusão, brincadeira e surpresa. Tudo com simplicidade.
Aqui, uma palavrinha do chef, com quem tive o prazer de tapear em uma boqueria e por quem fui servida em um delicioso almoço quando em passagem pela Espanha. Também duas receitas assinadas por ele: a do pão com tomate tradicional e a do pão com tomate transparente, com a qual ele ganhou o concurso.

No hay comentarios: